Se ainda não ouviu cantar, pelo menos ouviu já anunciar que os grupos que andam a cantar os reis, ou as janeiras, vão passar pela sua porta. Fique atento pois as quatro Paróquias da nossa União de Freguesias asseguram, a cada ano, que esta tradição não acabe.
É o que acontece em Bagunte, já desde o dia 27 de dezembro e até ao dia 8 de janeiro, e é o que acontecerá em Outeiro hoje, dia 6, e dia 13. O mesmo se diga de Parada, dia 7 e 8, e Ferreiró, dia 14 e 15.
😉 Fique atento!
𝐃𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐑𝐞𝐢𝐬
Hoje, dia 6️⃣ de janeiro e 12 dias após o Natal, celebra-se o dia de Reis, o dia da Epifania do Senhor, ou seja, a sua manifestação a todos os povos da Terra, do Oriente ao Ocidente, povos estes que são representados pelos reis, ou sábios, que vêm adorar o Menino Deus nascido, o verdadeiro Rei. São eles Baltazar, Belchior e Gaspar, tradicionalmente montados nos seus camelos e presentes nos nossos presépios. Estes, guiados por uma estrela, são conduzidos a Belém, para adorar o Menino.
Em Portugal, pelo facto de o feriado ter sido suprimido, esta Solenidade da Epifania do Senhor celebra-se no domingo entre os dias 2 e 8 de janeiro, este ano no próximo domingo, 8 de janeiro. Mas conhecemos o caso espanhol em que os Reis são celebrados neste dia, sendo a troca de prendas realizada nesta festa e não tanto no Natal, como se faz por cá, imitando assim os reis magos que entregaram presentes ao Menino Jesus: ouro, incenso e mirra. No Vaticano o Papa celebra também esta solenidade neste dia.
𝐂𝐚𝐧𝐭𝐚𝐫 𝐝𝐨𝐬 𝐑𝐞𝐢𝐬 𝐨𝐮 𝐉𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐚𝐬
Os cantares dos reis ou janeiras são uma tradição portuguesa secular, é possível encontrar referências a estes cantares já no século XVI. Estes cantares associam-se a esta festa dos Reis/Epifania (manifestação) pois consistem num anunciar a alegria do nascimento do Menino Jesus de porta em porta, daí o nome de cantar os “reis”. Quanto ao nome “janeiras” este surge porque se realizam, sobretudo e quando possível, em janeiro. E este facto trouxe consigo também a tradição dos votos de um bom ano.
Juntam-se assim duas grandes motivações para o cantar de porta em porta: o anúncio alegre do nascimento do Menino Deus e os votos de um bom ano novo. E claro que, também tradição, não pode faltar o saquinho para os donativos.
👏 Parabéns a quem mantém viva esta tradição, que merece ser Revisitada a cada ano.