São Lourenço e Romagem ao Cemitério em Bagunte

A Paróquia de Santa Maria de Bagunte cumpre, a cada 10 de agosto, a tradição da Romagem ao Cemitério, aquilo que em muitos locais se denomina por festa das Almas. Mas porquê no dia de São Lourenço e não no mês tradicionalmente dedicado às orações pelas Almas, o mês de novembro?

São Lourenço

Lourenço foi um Diácono da Igreja do século III (225-258) que foi martirizado na perseguição aos cristãos levada a cabo pelo Imperador Valeriano I.

Em relação ao seu martírio chegaram até nós dois episódios que merecem especial referência. Lourenço, como diácono, colaborava diretamente com o Papa de então, o Papa Sisto II, que foi também martirizado. Após o martírio do Papa, Lourenço recebeu a ordem para apresentar ao Imperador todos os bens da Igreja, e aqui temos o primeiro episódio. Lourenço, perante esta ordem, apresentou ao Papa os pobres que eram ajudados pela Igreja, referindo: “Estes são os bens da Igreja”. Perante isto o Imperador ordenou que Lourenço fosse queimado vivo. E no momento do martírio temos o segundo episódio, durante a execução do martírio Lourenço terá dito aos soldados que o queimavam: “podem-me virar, deste lado já está assado”.

A sua representação (iconografia), como pode ser observada na imagem (séc. XIX?) que se venera na Igreja Paroquial de Bagunte, remete-nos, como é comum, para a vida do santo. Encontra-se revestido das vestes diaconais, ou seja, pela alva, dalmática e manípulo (a estola diaconal não está visível). A cor vermelha dos paramentos remete para o martírio, o esplendor que pende sobre a cabeça para a santidade deste, a grelha que segura na mão para o modo como foi martirizado e, na outra mão, segura uma Bíblia que nos remete para a Palavra de Deus vivida e proclamada.

Almas do Purgatório

Embora anterior, foi sobretudo a partir do século XVII e XVIII que o culto das almas ganhou maior incremento, a ponto de ser comum as paróquias terem os seus retábulos das Almas, altares dedicados a esta devoção (como acontece/aconteceu nas nossas).

Nestes retábulos vemos representado o Purgatório, que se pode dizer ser como que uma antecâmara do Céu, local de purificação das Almas para posteriormente se poderem apresentar na presença de Deus e dos Santos.

O Altar das Almas (séc. XVIII?) da Igreja Paroquial de Bagunte representa o purgatório numa espécie de barca, demonstrando o seu caráter transitório, com as almas pedindo o seu resgate, que é conseguido pela interceção dos santos e pelas orações do Povo. Especial destaque neste retábulo merece a interceção de Nossa Senhora que, como podemos observar, intercede junto da Trindade, representada acima, pelas almas.

Junto das almas, e resgatando uma, vemos o arcanjo São Miguel, segurando ainda uma balança. A São Miguel é atribuída a tarefa de pesar as almas, separando puros de impuros. É também a este arcanjo que é atribuída a tarefa de conduzir as almas ao Céu e de guardar as portas do Paraíso.

São Lourenço e as Almas do Purgatório

Além de padroeiro dos diáconos e, ainda, dos cozinheiros e humoristas, muito pelo episódio do seu martírio aqui mencionado, Lourenço é, ainda, padroeiro das Almas do Purgatório, pelo facto de ter sido condenado ao fogo e de ter sido mais forte do que o fogo. Pode-se dizer que venceu o fogo pois, pelo martírio no fogo, apresentou-se, depois, junto da Trindade.

E aqui encontramos a justificação para que, na Paróquia de Bagunte, se associe a Memória Litúrgica de São Lourenço à devoção às Almas do Purgatório.

Calendário de Eventos
Fevereiro 2024
DSTQQSS
123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829
Informações Úteis
O Tempo
Farmácias
Hospitais
Bombeiros
Serviços

Contactos

Outeiro Maior

Rua Aldeia Nova, 417

4480-330 Outeiro Maior

Tel. +351 252 653 099

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Bagunte

Rua da Igreja, 98

4480 -214 Bagunte

Tel. +351 252 652 107

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Ferreiró

Largo Trindade, 75

4480-250 Ferreiró

Tel. +351 252 657 510

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Parada

Avenida do Monte, 149

4480-340 Parada

Tel. +351 252 657 198

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt