Recordar Agustina Bessa-Luís

📍 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐫𝐝𝐚𝐫 𝐀𝐠𝐮𝐬𝐭𝐢𝐧𝐚 𝐁𝐞𝐬𝐬𝐚-𝐋𝐮𝐢́𝐬

A Biblioteca da União de Freguesias vai disponibilizar em breve os sete livros de Agustina Bessa-Luís que contêm referências diretas aos tempos passados em Outeiro e Bagunte, respondendo, assim, aos pedidos dos nossos leitores e contribuindo para a divulgação da obra da escritora com forte ligação à nossa terra. Testemunhos que vale a pena conhecer.

👉 Depois de, dia 15 de outubro, se terem completado 100 anos do nascimento de Agustina Bessa-Luís (15 de outubro de 1922 — 3 de junho de 2019). Continuamos a recordar a escritora a cada mês, ao longo deste ano de comemorações do seu centenário.

Como referimos, para nós, recordar Agustina é também recordar a sua ligação às nossas terras, em especial a Bagunte e a Outeiro, locais que fizeram parte da sua vida, sobretudo na fase da adolescência, e que se eternizam agora na sua obra. Entre os locais mencionados estão a Cividade de Bagunte, a Quinta de Cavaleiros, que foi propriedade da família de Agustina Bessa-Luís, a capela de Nossa Senhora das Neves ou o lugar de Corvos. Recordamos que são pelo menos sete as suas obras com referências diretas aos tempos passados em Outeiro e Bagunte, - Colar de Flores Bravias, Dentes de Rato, Vento, Areia e Amoras Bravas, O Soldado Romano, Homens e Mulheres, Antes do Degelo e Cividade.

𝐁𝐢𝐛𝐥𝐢𝐨𝐭𝐞𝐜𝐚 𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐅𝐫𝐞𝐠𝐮𝐞𝐬𝐢𝐚𝐬 𝐜𝐫𝐢𝐚 𝐟𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐀𝐠𝐮𝐬𝐭𝐢𝐧𝐚 𝐁𝐞𝐬𝐬𝐚-𝐋𝐮𝐢́𝐬

A ligação de Agustina Bessa Luís à nossa terra, demonstrada pela sua obra, e sobretudo por estas atrás referidas, são um importante testemunho que importa dar a conhecer. Nesse sentido a Junta da União de Freguesias está a criar, na sua Biblioteca, o Fundo Agustina Bessa-Luís (a juntar aos habituais fundos Local, Geral e Infanto-Juvenil), estando neste momento a trabalhar na aquisição dos livros que nos falam destes locais e que, alguns deles, não tendo edições recentes, se encontram esgotados e, por isso, são de difícil aquisição.

Alguns deles estão já disponíveis, quer na Biblioteca da União, quer na Biblioteca do Centro Escolar, quer na Biblioteca Municipal. Para mais informações convidamos a que recorram ao catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas concelhias, onde pode encontrar toda a bibliografia disponível nas várias bibliotecas.

Pode consultar o Catálogo das Bibliotecas aqui:

📌 𝐈𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚𝐝𝐚𝐬

No dia 15 de outubro de 2021, há mais de um ano, iniciamos uma viagem que nos levou pela sua obra diretamente marcada por estes locais e outros aspetos da sua vida e obra que nos conduziram até ao centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís.
Durante os próximos meses, a cada mês, continuaremos a partilhar consigo a vida, obra e curiosidades acerca da escritora, e sobretudo a que passou por estes locais, conduzindo-nos, agora, às comemorações do seu centenário.

Fique atento! 👀

14151617181920