Convite para receber a Visita Pascal num dos edifícios da Junta da União de Freguesias.
Pelo segundo ano consecutivo, o executivo da União de Freguesias tem a honra de convidar toda a comunidade a juntar-se a nós para receber a Visita Pascal num dos quatro edifícios da Junta, em Bagunte, Ferreiró, Outeiro e Parada. Esta secular tradição continua a ser uma parte importante da nossa cultura, e com esta iniciativa, queremos manter viva essa chama.
Convidamos todos os residentes a participar nesta celebração nos seguintes horários e locais:
Junta de Bagunte: 9h00
Junta de Outeiro Maior: 10h30
Junta de Ferreiró: 12h00
Junta de Parada: 14h30
Que a alegria da Páscoa preencha os nossos corações e ilumine o mundo ao nosso redor. Esperamos contar com a presença de todos para celebrar esta época festiva juntos!
Quaresma e Semana Santa
A Páscoa é uma época repleta de tradições que passam de geração em geração. No domingo de Páscoa, que este ano acontece a 31 de março, é celebrada a ressurreição de Jesus que ocorreu três dias depois da sua crucificação.
Mas as semanas anteriores são igualmente de grande simbolismo. A Quaresma é marcada por quarenta dias de jejum e orações, culminando na Semana Santa que é caraterizada por várias cerimónias:
- Quinta-feira realiza-se a cerimónia do lava pés e a Última Ceia;
- Sexta-feira revive-se a crucificação e morte de Jesus;
- E no Sábado de Aleluia celebra-se o dia em que o corpo de Jesus permaneceu sepultado no túmulo.
A Pacoela
A Pascoela simboliza o prolongamento do próprio domingo de Páscoa e em várias aldeias, principalmente na região norte, a cruz nunca vai a casa das pessoas ao domingo e a Páscoa para elas sempre será à segunda-feira. É, por isso que os comércios estão abertos na sexta-feira e fechados na segunda, embora o feriado seja na sexta.
Outras tradições e costumes
Nesta altura é costume arejar-se muito bem as casas para receber o Compasso que vem abençoar o lar e todos os que lá vivem.
É também uma altura especial para os padrinhos e madrinhas e para a partilha de amêndoas, ovos (símbolo da vida), pão-de-ló e folares.