Festas da Santíssima Trindade

𝐅𝐞𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢́𝐬𝐬𝐢𝐦𝐚 𝐓𝐫𝐢𝐧𝐝𝐚𝐝𝐞
Este fim de semana a Igreja celebrou a Solenidade da Santíssima Trindade, 50 dias após a Páscoa, e, por isso, Ferreiró, que lhe dedica uma igreja, esteve em Festa, como manda a tradição e a devoção do povo de Ferreiró. 😊

𝐋𝐨𝐧𝐠𝐚 𝐭𝐫𝐚𝐝𝐢𝐜̧𝐚̃𝐨
A presença da devoção à Santíssima Trindade em Ferreiró vem já mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758, onde se refere a existência de uma capela com a imagem da Santíssima Trindade. Lá vem já mencionado que, no dia da sua Solenidade, se realizaria Missa cantada e sermão. Hoje são as principais festividades da Paróquia.

𝐔𝐦𝐚 𝐢𝐠𝐫𝐞𝐣𝐚 𝐜𝐨𝐦 𝐦𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐞 𝟏𝟓𝟎 𝐚𝐧𝐨𝐬
A atual Igreja da Santíssima Trindade data de 1866. ⛪ A Igreja e a sua envolvente tiveram como principais impulsionadores Joaquim Fonseca da Cruz, Visconde de Santa Marinha, que doou muitos dos terrenos envolventes, e o de Ana da Costa Fernandes, uma das impulsionadoras da construção da Igreja e de muito do que encontramos no seu interior, juntamente com outros conterrâneos. Estes, como muitos outros, ilustram a forte e antiga devoção à Santíssima Trindade existente em Ferreiró. No interior da Igreja destaca-se a bonita imagem da Santíssima Trindade, que pelas suas caraterísticas será anterior à construção da atual Igreja (séc. XVIII?) e se enquadra na denominada representação iconográfica horizontal da Santíssima Trindade, ou Trindade Triunfante, (“Trindade triândrica”, Trindade Pai/Filho/Pomba), representando as três figuras de forma independente, separadas.
A Festa tem, a cada ano, a Igreja, também denominada popularmente de Mosteiro, e todo o Largo da Santíssima Trindade como palco da Festa, organizada pela Confraria da Santíssima Trindade, com a colaboração de toda a população.

𝐎 𝐩𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐝𝐞𝐬𝐭𝐞 𝐚𝐧𝐨 🎆
As festividades iniciaram-se esta sexta com Eucaristia seguida de Procissão de Velas desde a Igreja Matriz, de Santa Marinha, até à Igreja da Santíssima Trindade. Esta procissão serve, ainda, para a transladação da bonita e barroca imagem de Santa Marinha (séc. XVIII?) para a Igreja da Festa, para que a imagem da Padroeira possa integrar a procissão da Festa, no domingo.
O sábado ficou, à semelhança de outros anos, marcado pela noite de arraial, com espetáculo musical e o fogo de artifício. 
O domingo iniciou-se com a Eucaristia da Solenidade da Santíssima Trindade, à qual se seguiu a entrada das bandas musicais que preenchem o dia atuando nos respetivos palcos e acompanhando a Procissão, que se realizou da parte da tarde e onde saíram à rua 9 andores, entre os quais o da Santíssima Trindade, o da Padroeira, Santa Marinha, o de N. Senhora de Fátima, o do Sagrado Coração de Jesus, entre outros, integrando igualmente as confrarias da Paróquia, dezenas de figurados e, claro está o bonito e antigo pálio dourado onde o pároco transporta a relíquia do Santo Lenho.

𝐐𝐮𝐢𝐧𝐭𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐂𝐨𝐫𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐮𝐬 ✝
Esta quinta-feira a Igreja celebrará a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, 55 dias após a Páscoa. Em Ferreiró, nova Procissão volta a sair à rua, desta vez organizada pela confraria do Santíssimo Sacramento, que conta já com mais de 50 anos de existência.
Esta Procissão remonta, na Igreja, à Idade Média e é a mais importante que a Igreja realiza, pois transporta o Santíssimo Sacramento, o Corpo de Cristo, e, por isso, é a mais aconselhada pela Igreja às comunidades, sobretudo às sedes das dioceses, como acontece em Braga e todas as restantes do país neste dia.
Nesta Procissão participam apenas as confrarias, pois não é permitida a saída de andores, centrando assim toda a atenção e reverência ao Santíssimo que, tal como o Santo Lenho, segue coberto pelo pálio, que tem como objetivo simbolizar da importância do que ali é transportado.

Calendário de Eventos
Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
Informações Úteis
O Tempo
Farmácias
Hospitais
Bombeiros
Serviços

Contactos

Outeiro Maior

Rua Aldeia Nova, 417

4480-330 Outeiro Maior

Tel. +351 252 653 099

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Bagunte

Rua da Igreja, 98

4480 -214 Bagunte

Tel. +351 252 652 107

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Ferreiró

Largo Trindade, 75

4480-250 Ferreiró

Tel. +351 252 657 510

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Parada

Avenida do Monte, 149

4480-340 Parada

Tel. +351 252 657 198

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt