Acácio Campos, António Antunes e Manuel Vilas Boas recordam história do Bagunte FC

O Bagunte FC está de parabéns! (Já aqui o afirmamos), não só porque completa 63 anos, mas porque está a viver um momento de crescimento e afirmação. 👏

A sua atual direção, presidida por Paulo Ribeiro, e que há três anos liderada os desígnios da instituição, enumera os resultados alcançados:

- “Atualmente, temos 112 atletas, dos 5 aos 50 anos, distribuídos pelos escalões de Sub-8, Sub-10, Sub-13, Sub-16 e que participam em campeonatos de Futsal, torneios de Ténis de Mesa, Badminton e provas de Atletismo e, ainda, o escalão Livre, em provas de Ténis de Mesa e Atletismo, e o escalão Júnior e Sénior que competem no Campeonato de Futebol Amador”.

- O número de atletas tem vindo a crescer e, este ano, atingiu o número máximo em todos os escalões. “No que toca aos escalões de formação, continuamos a lutar pelo primeiro lugar nos jogos InterFreguesias e estamos bem posicionados nas tabelas classificativas em todas as modalidades”, recorda Cristiana Sá.
- Igualmente, as equipas de Juniores e Seniores estão a desempenhar um ótimo trabalho, lutando pelos lugares mais altos da classificação. 🥇

Neste momento festivo, a Junta da União de Freguesias , em colaboração com o Clube, continua a homenagear e recordar o trabalho de algumas das figuras emblemáticas do Bagunte FC. ⚽️

Hoje, partilha os testemunhos de mais três antigos presidentes, que serviram o Clube com paixão e dedicação: 𝗔𝗰𝗮́𝗰𝗶𝗼 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗼𝘀, 𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗔𝗻𝘁𝘂𝗻𝗲𝘀 (Di) e 𝗠𝗮𝗻𝘂𝗲𝗹 𝗩𝗶𝗹𝗮𝘀 𝗕𝗼𝗮𝘀.

Ao mesmo tempo, agradecemos os comentários e histórias que os nossos leitores e seguidores têm partilhado nas redes da União de Freguesias, contribuindo para celebrar o trabalho de todos. ❤️

👉 𝗔𝗰𝗮́𝗰𝗶𝗼 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗼𝘀 – Presidente de 1998 a 2004

Acácio Campos, nas vésperas de completar 63 anos de idade, os mesmos do Clube, recorda com nostalgia quando, no final da década de 90, assumiu a presidência do Bagunte, após um período menos brilhante para a instituição. “Há quase 8 anos que o Clube estava sem uma direção, pelo que decidimos convocar uma Assembleia Geral para eleger um presidente. Como era sócio de longa data, aceitei o desafio para devolver a dignidade que o Clube merecia”.

Uma empreitada a que se dedicou de corpo e alma, “O Clube não tinha uma bola, uma camisola, um par de chuteiras. As estruturas estavam totalmente degradadas para receber os atletas”, refere. “Foi necessário levar a cabo uma reestruturação completa, comprar novos equipamentos e fazer obras nos balneários”.
E os resultados foram surgindo, o número de atletas cresceu significativamente “tínhamos mais de 100 crianças a competir em todos os escalões” e os trofeus também. “Fomos campeões InterFreguesias durante 5 anos consecutivos, fomos o primeiro Clube a conseguir alcançar esse feito”.

Atualmente, Acácio Campos encontra-se mais distante, mas sempre atento ao Clube, por isso, destaca e enaltece o trabalho de Cristiana Sá “uma pessoa muito ativa e totalmente dedicada à instituição”. Com a frontalidade que lhe é conhecida, lança uma sugestão “é preciso que se encontre uma forma de treinar e jogar em casa para fazer crescer a participação da massa associativa e dos simpatizantes”.

👉 𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗔𝗻𝘁𝘂𝗻𝗲𝘀 – Presidente entre 2007 a 2011 e de 2013 a 2015

António Antunes acabado de completar 40 anos de idade, afirma pertencer ao Bagunte FC desde que tem memória. Primeiro como atleta e mais tarde como presidente, cargo que exerceu durante seis anos.
“Di” é a sua alcunha, dentro e fora das quatro linhas, é assim que todas as pessoas o conhecem e tratam. Também ele fez parte da chamada Geração de Ouro, tendo começado a jogar na equipa sénior aos 16 anos, no final da década de 90.

O Clube e o desporto fazem parte da sua família. Como ele, também o seu pai, Luís Mário Ferreira Antunes, e seu irmão, Adelino Costa Antunes foram atletas e dirigentes associativos. “O meu irmão foi atleta, capitão, treinador e diretor do Bagunte FC”, explica.

Das muitas memórias que guarda, destaca a conquista da Taça dos Campeões InterConcelhios, a Taça da Federação e a consagração de Campeões InterFreguesias, momentos de grande festa para a freguesia. 🏆 “É indescritível as emoções que sentimos ao ver a população, os adeptos e familiares a assistirem aos nossos jogos, a vibrarem com as vitórias ou apuparem nas derrotas. A divertirem-se com os nossos jogos”, recorda. “Hoje os adeptos, os associados têm mais dificuldade em assistir aos jogos, disputados longe, à noite, fora da freguesia”, reconhece o antigo dirigente. “Apesar dos esforços da União de Freguesias e da presidência do Clube para construir um campo sintético para o Bagunte”, reconhece.

Atualmente, é sócio e patrocinador do Clube e acompanha com atenção as várias atividades. “Desejo que haja sempre pessoas com disponibilidade e vontade para levar o clube para a frente e que as próximas gerações de atletas possam ter instalações próprias”.

👉 𝗠𝗮𝗻𝘂𝗲𝗹 𝗩𝗶𝗹𝗮𝘀 𝗕𝗼𝗮𝘀 – Presidente entre 2010 a 2012

Com 45 anos, Manuel Vilas Boas foi presidente do clube de 2010 a 2012 e, atualmente, faz parte da direção. Mas a sua relação com o Bagunte FC vai muito além disso. Ao longo de mais de 12 anos, tem sido uma presença constante no clube, servindo-o com lealdade e responsabilidade.

Para Manuel Vilas Boas, o Bagunte FC é um clube com uma enorme importância para “as gentes da terra”. É aqui que os jovens têm a oportunidade de competir e de se divertir, praticando as mais variadas modalidades desportivas.

Manuel Vilas Boas destaca, ainda, a evolução fantástica do Bagunte Futebol Clube nos últimos anos: “Temos assistido a uma evolução fantástica que é fruto do trabalho de todos. O clube tem crescido muito. Só para terem noção, mesmo sem termos o nosso próprio campo ou pavilhão, o Bagunte foi campeão no ano passado em diversas modalidades nos escalões de formação.”

Para o futuro, “O Bagunte FC tudo fará para ter as suas próprias instalações. Até lá, todos os dirigentes, treinadores, equipas técnicas, atletas e os seus pais, que são incansáveis no apoio ao clube, continuarão a servi-lo com dedicação, paixão e integridade”. “Muitos parabéns ao clube e a todos os diretores, sócios e simpatizantes. Obrigado a todos por nunca abandonarem o clube.”

➡ A União de Freguesias felicita uma vez mais o Clube pelo trabalho que está a desenvolver na promoção do desporto e no desenvolvimento dos nossos jovens. 🙌

 


 

Calendário de Eventos
Abril 2024
DSTQQSS
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930
Informações Úteis
O Tempo
Farmácias
Hospitais
Bombeiros
Serviços

Contactos

Outeiro Maior

Rua Aldeia Nova, 417

4480-330 Outeiro Maior

Tel. +351 252 653 099

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Bagunte

Rua da Igreja, 98

4480 -214 Bagunte

Tel. +351 252 652 107

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Ferreiró

Largo Trindade, 75

4480-250 Ferreiró

Tel. +351 252 657 510

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Parada

Avenida do Monte, 149

4480-340 Parada

Tel. +351 252 657 198

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt