Grupo de Jovens de Bagunte (JOCADE)


O JOCADE (Grupo de Jovens a Caminho de Deus) de Bagunte completa, no próximo verão, 45 anos de existência. 🎉 A exemplo dos outros três grupos de Jovens Católicos da União de Freguesias, partilharam connosco a sua história e projetos futuros. 🙌

👉 O JOCADE nasceu no Verão de 1978 fruto da presença de três jovens de Bagunte, António Sousa, Goreti Sousa e José Carneiro, durante uns dias num retiro na Apúlia.

Após o pé de arranque dado por estes jovens, que com o apoio do Padre António (falecido em 2017) fizeram com que fosse criado este grupo, já foram dezenas os jovens de Bagunte que passaram por aqui, alguns deles, pais dos atuais membros do grupo.

O nosso grupo de jovens sempre foi muito dinâmico, mas nestes 44 anos muitas atividades poderiam e mereciam ser destacadas. Sendo todas importantes e sobretudo muito significativas. Porque pensadas e feitas pelos jovens, com os jovens e para toda a comunidade. Seria exaustiva a enumeração. Contudo não se pode deixar de salientar 3 trabalhos muito diferentes, mas ilustrativos da dinâmica do grupo:

📍 A conclusão das últimas grandes obras da Igreja Paroquial. Que muitas interrogações carregavam;
📍 A festa de Natal da catequese que, volvidos todos estes anos, ainda entusiasma as crianças e adolescentes;
📍 A formação, o companheirismo, o caminho de construção pessoal e a amizade de tantos e tantos jovens, que pelo grupo continuam a passar.

É este último aspeto, num modesto entender, o maior contributo que o JOCADE deu, dá e continuará a dar a Bagunte. Estas são marcas persistentes e que ficam para a vida. Ou melhor fazem a vida.

🎭 Atualmente, o nosso Grupo encontra-se entusiasmado e ansioso pelo grande evento que acontecerá para o ano cá em Portugal, a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Para conseguirmos ir a Lisboa, para além das nossas atividades que visam o crescimento pessoal e cristão, como os momentos de oração que realizamos, as eucaristias que animamos, temos realizado atividades para angariação de fundos, como a participação nas Festas organizadas pela Junta da União de Freguesias de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada (Feira do Gado, Festa do Emigrante, Festa de Encerramento do Verão, Festa da Desfolhada), e em outras festas (Noite Branca, organizada por nós; Magusto, Presépio em Movimento,…).

Este evento, conjugado com uma nova coordenação de grupo e a entrada de muitos jovens, fazem-nos sentir mais confiantes e alegres com esta que será mais uma nova etapa das várias que já existiram no percurso histórico do grupo, sempre continuando a ser os jovens o motor, a esperança, a alegria, a força da sociedade e que se constroem, de forma renovada e consciente, em cada dia de caminhada. 🙌


➡️ Membros do Grupo na foto (da esquerda para a direita, de cima para baixo): José Pedro Campos, Simão Matias, Guilherme Sousa, Ana Rita Gonçalves, João Gonçalves, Gonçalo Dias, Miguel Ramalho, Tiago Ribeiro, Ana Catarina Silva, Beatriz Martins, Sofia Ramalho, Ana Sofia Silva, Leonor Lemos, Anita Costa, Ana Cardoso, Ana Catarina Azevedo, Joana Sousa, Ana Filipa.
Restantes Membros: Andreia Araújo, Luciana Cardoso, Luís Maia, Maria Costa, Mónica Araújo, Nuno Silva, Rodrigo Martins, Tiago Daniel Ribeiro.

Acompanha a atividade do grupo em:
https://www.facebook.com/jocade.bagunte
https://instagram.com/gjbagunte_jocade?igshid=YmMyMTA2M2Y=
 

Calendário de Eventos
Março 2024
DSTQQSS
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Informações Úteis
O Tempo
Farmácias
Hospitais
Bombeiros
Serviços

Contactos

Outeiro Maior

Rua Aldeia Nova, 417

4480-330 Outeiro Maior

Tel. +351 252 653 099

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Bagunte

Rua da Igreja, 98

4480 -214 Bagunte

Tel. +351 252 652 107

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Ferreiró

Largo Trindade, 75

4480-250 Ferreiró

Tel. +351 252 657 510

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt

Parada

Avenida do Monte, 149

4480-340 Parada

Tel. +351 252 657 198

executivo@uf-bagunte-ferreiro-outeiro-parada.pt