Presépio em Movimento de Bagunte

🎄𝗢 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗲́𝗽𝗶𝗼 𝗲𝗺 𝗠𝗼𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗮𝗴𝘂𝗻𝘁𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗮́ 𝗮𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿, 𝗰𝗼𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗰𝗲𝗻𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀, 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗳𝗶𝗴𝘂𝗿𝗮𝘀, 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗺𝗲𝗰𝗮𝗻𝗶𝘀𝗺𝗼𝘀 𝗲 𝗶𝗹𝘂𝗺𝗶𝗻𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼. 📍A abertura ao público acontece hoje, 3 dezembro, às 20horas.
Das novidades, destaque para os espaços e as figuras representativos dos diversos movimentos associativos e paroquiais da União de Freguesias.

👉Com uma área de 22 m2, além dos tradicionais quadros alusivos ao nascimento de Jesus⛪, vai poder apreciar alguns dos usos e costumes da nossa freguesia e outras temáticas que não sendo muito habituais resultam da criatividade e engenho de todos os que estão a coordenar e executar o projeto. Estamos a falar do comboio em movimento🚂, do aeroporto, dos aviões ✈️ e dos balões de ar, só para mencionar algumas surpresas, especialmente idealizados para deleite da criançada.

O impulsionador deste projeto é Paulo Araújo, o jovem de 37 anos, que com o seu dinamismo e resiliência, conseguiu unir a comunidade em volta de uma iniciativa que começou antes da pandemia - juntamente com o Presépio ao Vivo - e que tem vindo a crescer e hoje possui mais de 200 peças e 40 mecanismos e iluminações.
Um projeto que se foi fortalecendo e que durante o Covid-19 contribuiu para manter presente o espírito do Presépio ao Vivo de Bagunte, iniciativa que será retomada no próximo ano, no mesmo lugar, e assim que se proceda à recuperação de todos os cenários.

A coadjuvar na coordenação dos trabalhos, está o Padre Fernando Torres que conta com uma equipa de voluntários e que envolve os vários movimentos ligados à comunidade Pastoral de Santa Maria de Bagunte e ainda o apoio da Junta de Freguesia de Bagunte, Ferreiró, Outeiro Maior e Parada.

𝟯 𝗱𝗲 𝗱𝗲𝘇𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, 𝗮𝗯𝗲𝗿𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗮𝗼 𝗽𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗼 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗲́𝗽𝗶𝗼 𝗲𝗺 𝗠𝗼𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼

🕰Um mês após o início dos trabalhos de construção, de muitas horas de execução e outras tantas de planeamento, o Presépio em Movimento vai abrir as portas ao público, hoje, 3 de dezembro, das 20h às 21 horas. Não perca esta oportunidade. 𝗔 𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗲́ 𝗴𝗿𝗮𝘁𝘂𝗶𝘁𝗮.
👉No interior do recinto, além do presépio, serão realizadas outras atividades como a venda de bolos cujo objetivo é a angariação de fundos para as obras da Igreja Paroquial de Bagunte.

🎊Até 8 de janeiro, aos fins de semana e feriados, já sabe, traga a família e amigos, venha conhecer ou revisitar o nosso presépio animado, conhecer algumas das figuras típicas da nossa região, do moleiro, ferreiro, carpinteiro, lavrador e até de um animado grupo de ciclistas. Na área reservada aos trabalhos rurais, os currais dos animais com galinhas e ovelhas e ainda um homenagem às festas e romarias.

👉Este ano, no espaço dedicado aos movimentos associativos e paroquiais, uma das novidades do presépio, vai poder ver representados o Bagunte FC no seu futuro e moderno campo de futebol iluminado por vários holofotes, os Restauradores, os Celtas, a Escola de Música, a Associação de País da Escola Agustina Bessa-Luís, entre outros.
𝑆𝑜́ 𝑏𝑜𝑎𝑠 𝑟𝑎𝑧𝑜̃𝑒𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑣𝑖𝑠𝑖𝑡𝑎𝑟, 𝑛𝑜𝑠 𝑝𝑟𝑜́𝑥𝑖𝑚𝑜𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠, 𝑎 𝑄𝑢𝑖𝑛𝑡𝑎 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙.

𝗔 𝗵𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗿𝗲𝘀𝗲́𝗽𝗶𝗼 𝗲𝗺 𝗠𝗼𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼

O atual Presépio em Movimento de Bagunte nasceu das mãos habilidosas do nosso conterrâneo, Paulo Araújo que, como o próprio explicou, começou em sua casa, foi crescendo e hoje pode ser apreciado pelas centenas de pessoas que são esperadas na Quinta do Passal.
👉Nunca foi seu objetivo criar um presépio tradicional e basta um primeiro olhar para se constatar que este não é um presépio convencional. As cenas bíblicas são combinadas com muitas outras criadas pela imaginação de Paulo Araújo, com cenários e costumes da região e outras que resultam da sua inspiração, privilegiando o movimento e que agradam aos mais pequenos e ao seu criador.

A montagem do presépio, em Bagunte, começou no passado dia 31 de outubro com a colaboração dos grupos das paróquias e da Junta da União de Freguesias. Foram necessárias muitas caixas de musgo, além do cascalho, areia e pedras para construir a estrutura, a que se juntaram as figuras, luzes e mecanismos animados.
Um mundo de magia para vários gostos e todas as idades.
Como sempre, esperamos por si.

𝗛𝗼𝗿𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀:
04 dezembro: das 10h às 12h e das 15h às 16h
08 dezembro: das 10h às 12h e das 15h às 16h
10 dezembro: das 20h às 21h
11 dezembro: das 10h às 12h e das 15h às 16h
17 dezembro: das 20h às 21h
18 dezembro: das 10h às 12h e das 15h às 16h
07 janeiro: das 20h às 21h
08 janeiro: das 10h às 12h e das 15h às 16h

👉A representação do nascimento do Menino Jesus é uma tradição com mais de 800 anos e terá começado com São Francisco de Assis ao criar um cenário vivo para explicar às pessoas a história do nascimento do salvador.

Fotos: Presépio 2021

Março 2024