Recordar Agustina Bessa-Luís

📍 𝐑𝐞𝐜𝐨𝐫𝐝𝐚𝐫 𝐀𝐠𝐮𝐬𝐭𝐢𝐧𝐚 𝐁𝐞𝐬𝐬𝐚-𝐋𝐮𝐢́𝐬
Rota Literária, Geografia Agustiniana

👉Mais um dia 15, mais um desafio, desta vez não uma leitura mas um roteiro que, com certeza, despertará leituras. No ano do seu centenário, voltamos a lançar-lhe o convite e o desafio para uma visita aos locais que inspiraram Agustina Bessa-Luís, tantas vezes percorridos pelas suas personagens, e alguns deles bem conhecidos de todos nós como a Cividade de Bagunte, a Quinta de Cavaleiros, a capela de Nossa Senhora das Neves ou o lugar de Corvos. Locais que fizeram parte da vida de Agustina, sobretudo na fase da adolescência, e que agora se eternizam na sua obra.

👉 Partilhámos convosco a introdução a este roteiro, da autoria de Mónica Baldaque, filha da escritora.
“Desde os primeiros escritos que Agustina Bessa-Luís escolhe um lugar, uma casa, uma paisagem, para aí fazer circular os seus personagens. Não quer dizer que pertençam exclusivamente ali, poderiam existir noutros lugares, climas e sociedades, mantendo o comportamento e o destino. Porque o que se move é a alma, e essa habita todos os lugares e todos os tempos, ao mesmo tempo, sem neles se fixar para sempre. É isso que torna a sua obra intemporal, e não o local.
No entanto, e porque Agustina em nenhuma das suas obras se desprende de si própria, pareceu-nos que este exercício de seguir os rastos das suas paragens inspiradoras podia ser também um contributo memorialista da própria Agustina.
Assim, escolhemos para apontamentos da nossa viagem a cidade do Porto, o Douro e o Minho, deixando para outros roteiros outros caminhos percorridos na vasta obra de Agustina.
Imaginemos um passeio pelo mapa caminhando por aqui e ali, na companhia de uns e de outros, e nas suas falas; parando, para olhar uma rua, uma casa, um vale, uma ruína; ou para sentir um silêncio que nunca foi interrompido. É possível ainda localizar, lembrar, imaginar, e isso transporta-nos para dentro dos cenários, num convívio próximo e privilegiado.
Resta-nos agradecer à Fundação Millennium bcp, na pessoa do Dr. Fernando Nogueira, com quem foi assinado o protocolo de apoio mecenático a esta iniciativa que agora se concluiu e se apresenta ao público, com o desejo de que constitua mais uma nota que estimule a um novo convívio com Agustina.”

Mónica Baldaque

➡ Em www.lkme.pt/jvqIl visite a Rota Literária, Geografia Agustiniana e inspire-se. Siga as sugestões propostas ou crie o seu próprio roteiro e bom passeio.

Aguardamos pela partilha das suas descobertas. 😊

14151617181920